Avaliem minha redação !
Tema : Superficialidade na era digital .
Título: Buscar o equilíbrio .

O século XXI trouxe consigo uma geração constituída por muitas informações obtidas através da internet, considerado o maior meio de informação e comunicação , porém por conter muitos conteúdos , torna-se comum obter assuntos falsos e superficiais .
Com bastante conteúdo a internet torna-se um meio mais prático para pesquisas , informações , aprendizagens e comunicações , deixando de lado livros , revistas, jornais e a vida real . Contudo as informações contidas na internet podem ser superficiais , ou seja , informações sem profundidade .
Pelo fato da internet ser um meio público faz com que qualquer pessoa publique o que quiser , facilitando assim , a obtenção de informações falsas , mas para que isso não aconteça devemos ter um pensamento crítico e buscar informações em outras fontes .
Portanto, a internet é um ótimo meio de comunicação e informação , porém deve-se ter equilíbrio entre o mundo virtual e real , somente assim se terá um conhecimento verdadeiro e profundo .

2

Respostas

2014-02-11T20:47:14-02:00
Bem,a redação está boa,mas vc poderia se aprofundar mais no assunto *-*
1 5 1
Está ótima , mas acho que você deveria citar beneficios e maleficios da interenet
internet **
bem ela esta boa mais acho que se você citar beneficios e maleficios como a garota de cima disse seria uma otima ideia pois traria um ar de maior conhecimento tornando sua redação mais interessante.
Obrigada !
A melhor resposta!
2014-02-12T09:41:34-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Progressão temática
Dentro do tema "superficialidade na era digital" a autora trabalhou  a tese "a internet é o meio mais prático para pesquisas, mas contém muita informação falsa, é preciso saber filtrar." A autora se manteve dentro da tese proposta em quase todo o texto. A conclusão trouxe uma informação que não existe nas partes anteriores, o equilíbrio. Esta informação aparece também no título mas não foi incluída no desenvolvimento.

Divisão interna (por parágrafos)
1) introdução - No séc XXI temos o maior meio de comunicação que contém muita info boa e muita info falsa e superficial.

2) Internet é mais prática que outros meios de pesquisa mas tem muita info superficial. [acrescenta a info da vantagem da internet e repete a info da desvantagem]

3) A liberdade de publicação facilita a obtenção de info falsa. Devemos ter senso crítico e buscar outras fontes. [explica a desvantagem e propõe uma solução, que não é desenvolvida]

4) Portanto a internet é ótima mas devemos ter equilíbrio entre o mundo real e virtual. [acrescenta info e não faz a conclusão dos parágrafos anteriores]

Mecanismos de coesão textual (por parágrafos)
1) O primeiro sujeito da frase é  O século XXI. No meio da frase surge o sujeito internet e há um erro de concordância (internet é "considerado"). A conjunção adversativa remete ao segundo sujeito, mas introduz uma oração subjetiva. Ou seja, em um único período há 3 sujeitos. Isso torna o processo de leitura e compreensão muito difícil.

2) dois períodos, 2 sujeitos. Entretanto, há um erro de referência no 1º período: "A internet torna-se um meio mais específico... deixando de lado livros" - não é a internet que deixa os livros de lado.

3) Começa com uma oração adverbial causal sem que seja possível localizar a oração principal. Há uma oração introduzida por 2 conjunções: mas e para. A oração não pode ser ao mesmo tempo coordenada adversativa e adverbial final. É preciso escolher uma das duas.

4) É complicado iniciar parágrafo com conjunção. "Portanto" não está fazendo a ligação semântica, está simplesmente sinalizando que o parágrafo deve ser conclusivo. Falta conjunção "pois" antes de "somente assim".

Coerência
O penúltimo parágrafo menciona a necessidade de senso crítico para se filtrar informações, mas não explica o que seria isso nem como colocar em prática.
A conclusão apela ao equilíbrio entre real e virtual, um assunto que não foi tocado em todo o texto.

Informatividade
A autora mostra um bom nível de informação sobre o assunto abordado.

Elementos linguísticos
A autora demonstra um bom domínio das normas gramaticais. Boa ortografia, pequenas falhas em pontuação, causadas pelos problemas coesivos.
2 5 2