Entendemos que Contabilidade fornece informações (dados) sobre a composição do patrimônio e suas variações para as pessoas que têm interesse econômico financeiro na empresa.Diante do exposto, indique a afirmativa que altera o Patrimônio Líquido em um Balanço Patrimonial.Escolha uma:a. Quando da empresa reduz o seu endividamento.b. Quando apura o lucro no DRE e transfere para conta de Lucros Acumulados.c. Quando transfere a conta de Lucro Acumulado para o conta Capital.d. Quando diminuiu o Ativo Circulante.e. Quando existe uma transferência do Ativo para o Passivo

1

Respostas

2014-02-13T17:52:02-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá, Anderson.

A resposta correta é a letra "b". Veja por quê.
Analisemos cada uma das assertivas à luz do Método das Partidas Dobradas:

a. Quando da empresa reduz o seu endividamento.

Uma redução do endividamento pressupõe que houve um lançamento a débito em uma conta do Passivo, que liquidou uma dívida, contra um lançamento a crédito de uma conta do Ativo Circulante (Caixa ou Bancos):

D - Contas a Pagar (Passivo)
C - Caixa ou Bancos (Ativo)

Não houve, neste caso, alteração do Patrimônio Líquido (PL), pois este fato contábil reduz o Ativo e o Passivo na mesma medida, não alterando o PL.

b. Quando apura o lucro no DRE e transfere para conta de Lucros Acumulados.

Houve aumento do PL com o lucro apurado na DRE. A apuração na DRE envolve o confronto de receitas e despesas do período, que alteram o PL. RESPOSTA CORRETA.

c. Quando transfere a conta de Lucro Acumulado para o conta Capital.

Embora este lançamento envolva contas do PL, há aqui apenas uma permuta de valores entre duas contas pertencentes ao PL. Não há alteração no valor global do PL.

d. Quando diminuiu o Ativo Circulante.

Uma diminuição do Ativo Circulante pode acontecer no caso analisado no item "a", ou seja, em um caso de pagamento de uma dívida. Pode acontecer também quando há imobilização de capital circulante, como, por exemplo, compra de um imóvel para investimento. Neste caso, ocorre uma permuta entre duas contas do Ativo: Ativo Circulante torna-se Ativo Imobilizado. Em ambas as situações descritas, não há alteração do valor do PL.

e. Quando existe uma transferência do Ativo para o Passivo.

Esta assertiva está duvidosa, meio sem sentido. O que seria uma "transferência do Ativo para o Passivo"? Seria a situação descrita no item "a"? Se for, já vimos que não altera o PL. Se não for, é uma afirmação sem muita lógica. Seria como transformar, num "passe de mágica", um bem ou direito da empresa em dívida ou obrigação. Contabilmente não faz sentido.
3 5 3