Respostas

2013-04-27T21:27:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

A principal questão de saúde pública na época da República Velha no Brasil (1889 – 1930) foi a Revolta da Vacina. Nesse momento histórico, o Rio de Janeiro, capital do nosso país naquele tempo, não tinham rede de esgoto, coleta eficiente de lixo, hospitais públicos, e banheiros públicos. Como resultado,as doenças (especialmente as epidemias de febre amarela, varíola e peste) matavam milhares de pessoas todos os anos.

 

Com a epidemia de varíola de 1904, um médico chamado Oswaldo Cruz, junto com as autoridades, criou a política sanitária para exigir a limpeza das casas, matar mosquitos e tentar diminuir a praga de ratos que assolava a cidade.

 

Já que boa parte das pessoas não estudavam, não sabiam ler e dificilmente recebiam algo bom do governo, eles temiam tomar vacinas. Como as doenças estavam matando muita gente, Oswaldo Cruz e a polícia sanitária impuseram da vacinação contra a varíola à força.

 

Para completar todo o problema, o governo começou a reformar a cidade, retirando as pessoas sem qualquer ajuda ou indenização do centro do Rio de Janeiro (o que levou ao aumento das favelas nos morros), para organizar ruas largas, inspiradas nas ruas de Paris.

 

Toda essa situação reuniu a insatisfação da população, apoiada pelos jornais) e há tentativa sem sucesso de derrubar o governo da cidade e do país, o que constituiu a Revolta da Vacina.

 

2 4 2