O surgimento da Filosofia causou uma grande crise na sociedade constituída grega, até então organizada pela tradição mitológica. Essa crise, no entanto, gerou, além do conflito de poder, um novo modo de conhecimento norteado na busca da compreensão do funcionamento dos fenômenos naturais. Esse novo conhecimento ficou conhecido como EPISTEME, ou seja, ciência. Conhecendo esse fenômeno responda à questão abaixo assinalando a alternativa correta.
Qual é o pensador considerado pela História como o primeiro filósofo?

1 - A preocupação do mito não está na veracidade, no provar a realidade, mas apenas em explicá-la.

2 - A preocupação do mito era apresentar uma verdade com fundamentação e provas. 3 - O mito se preocupava na busca da compreensão do real de forma concreta e científica. 4 - O conhecimento mitológico parte de premissas e hipóteses verdadeiras e sua preocupação é transmitir um conhecimento verdadeiro. 5 - A preocupação do mito é provar que os acontecimentos possuem nexos causais.

1

Respostas

2013-04-28T22:16:29-03:00

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto, ao afirmar que tudo era formado por água. Essa afirmação pode parecer hoje sem sentido, mas ela iniciou a filosofia ao tentar explicar o que se via.

Quanto ao mito, percebemos que a preocupação estava em impor ideais, criticando erros sociais como incesto, respeito entre outros, impondo verdades sem explicá-las. Algo interessante de se observar é o fato de todos os mitos se passarem em um passado remoto, ou seja, impossibilitando a comprovação. Assim, as pessoas aceitavam as verdades mitológicas sem criticá-las, de modo que a respost correta seria a 1.

 

Espero ter esclarecido.