Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-02-12T20:03:04-02:00
O citoplasma fica compreendido entre a membrana plásmatica e a nuclear, um das funções do citoplasma, é o armazenamento de algumas substâncias indispensáveis a vida
3 4 3
2014-02-12T20:15:09-02:00
O citoplasma é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em seres eucariontes, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluída denominada hialoplasma, e neste fluido estão suspensos os organelos celulares. Nos eucariontes, em oposição ao protoplasma, o citoplasma não inclui o núcleo celular, cujo interior é formado por nucleoplasma. 
No geral, citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo. 
[editar]Componentes do citoplasma 

O componente aquosa do citoplasma (cerca de 80%) é composta por íons e macromoléculas solúveis como enzimas, carboidratos, sais, proteínas e uma grande proporção de RNA. Este componente aquosa também é denominada de hialoplasma. 
O hialoplasma pode ter uma maior ou menor consistência gelificada, isso dependendo das condições do meio e da fase de atividade em que a célula se encontra. Quando mais viscoso é denominado citogel. Quando mais aquoso é denominado citosol, composto por líquido em movimento. Normalmente as regiões marginais da célula são mais viscosas que o interior. 
O componente não solúvel do citoplasma é constituído por organelos: mitocôndrias, cloroplastos, lisossomas, peroxissomas, ribossomas, vacúolos, citoesqueleto e outras estruturas membranares (Aparelho de Golgi e Retículo Endoplasmático). 
1 5 1