Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-02-13T00:33:40-02:00
3zi = z+i
3zi - z = i
(-1+3i) z = i
z= i/ (-1+3i)

multiplicando o numerados e o denominador por -1 -3i, vem portanto

z= i(-1-3i)/10 = (-i +3)/10 = 0,3 - 0,1i
2 5 2
Obrigada pela resposta, foi bem explicada.
por nada
2014-02-13T00:40:09-02:00
Não é preciso fazer z=a+bi

3zi=z+i
3zi-z=i
(-1+3i)z=i
z=i/(-1+3i)
Multiplicando o numerador e o denominador por -1 -3i, vem 
z=i(-1-3i)/10=(-i+3)/10=0,3 - 0,1i
1 5 1