Respostas

2014-02-13T23:09:21-02:00
Os plebeus não eram considerados cidadãos no periodo Monarquico, portanto não tinham direitos políticos, não podendo nem formar famílias legalmente reconhecidas. Serviam no exército e trabalhavam como artesãos, agricultores e comerciantes. Viviam ameaçados pela escravidão, por dívidas e tinham que pagar altos impostos. Na República, eles conquistaram o direito de eleger os Tribunos da Plebe;era o magistrado que atuava junto ao Senado em defesa dos direitos e interesses da plebe em um Comício da Plebe. 
Também conquistaram o direito de casarem-se com patrícios através da Lei Canuléia, votada pouco tempo depois da Lei das XII Tábuas,que é a origem do direito romano, formava o cerne da constituição da República Romana e o direito de eleger magistrados plebeus,que eram detentores de cargos políticos 
1 5 1
2014-02-13T23:18:36-02:00
 O monopólio do poder pelos patrícios acarretou problemas para a plebe: constantes mobilizações para a guerra, impostos elevados, endividamento e escravidão por dívidas. Para os patrícios, a guerra trazia espólios em terras e escravos.  
  ACHO QUE VAI AJUDA UM POUCO :)