Respostas

2013-04-28T21:28:27-03:00

Divisão internacional de Trabalho(DIT), consiste na divisão das atividades entre os inúmeros países do mundo, particularmente entre (capital) o poder e os subdesenvolvidos (exportadores de matéria-prima) com mão-de- obra barata e geralmente com industrialização tardia. A DIT, acentua, principalmente nos países capitalista, as desigualdades existentes entre países pobres e ricos.

4 5 4
2013-04-28T21:33:13-03:00

Divisão Internacional do Trabalho (DIT)

    Para compreender melhor o conceito da DIT devemos voltar ao passado colonial, período que preparou toda uma estrutura na configuração das funções, desde às questões sociais passando pelas econômicas e industriais (mesmo que de forma rudimentar).
Na época da colonização, toda a exploração realizada no período colonial serviu para o enriquecimento dos países europeus, enquanto as colônias perderam suas riquezas naturais. O período colonial estabeleceu uma relação desigual das trocas comerciais entre as metrópoles e suas colônias.
As metrópoles forneciam produtos manufaturados às suas colônias e demais regiões do mundo não sendo necessariamente sua colônia. Os produtos geralmente eram tecidos, ferramentas ou louças, enquanto as colônias forneciam matérias-primas como o ouro, prata, açucar, especiarias e muita madeira.
Essa divisão da produção ou das trocas comerciais em escala planetária é conhecida como Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Com a DIT, as metrópoles enriqueceram considerávelmente e as colônias tiveram que organizar suas produções de acordo com os interesses internacionais da época. Esse fator não possibilitou que as colônias desenvolvessem suas economias interna de forma a ter características de um sistema rico e articulado.
1 5 1