Respostas

A melhor resposta!
2013-01-07T22:28:24-02:00

Para resolver essa questão fiz da seguinte forma:

Usei raiz de 3

R$800,00 que é o valor do salario do mês de agosto esta para 100% representando quantidade total de porcentagem e R$920,00 valor do mês de setembro esta para X. Que é uma valor que tenho a descobrir.

Sendo assim

 

800 à 100%

920à x

Multiplica cruzado

800 * x = 920 * 100

800x=92000

X=92000 / 800

X=115%

115% - 100% = 15%

Sendo assim a comissão foi de 15% a mais.

 

2 3 2
  • Usuário do Brainly
2013-01-08T06:29:45-02:00

A porcetagem de aumento da comissão é diretamente proporcional ao valor pago a mais em relação ao mês anterior.

 

Em agosto, o balconista ganhou \text{R}\$~800,00.

 

Já em setembro, ele recebeu \text{R}\$~920,00.

 

Deste modo, o aumento de comissão foi \text{R}\$~920,00-\text{R}\$~800,00=\text{R}\$~120,00.

 

Seja \text{p} a porcentagem de aumento da comissão.

 

Desta maneira, tém-se:

 

\dfrac{10 \ \%}{\text{p} \ \%}=\dfrac{0,1\cdot\text{R}\$~800,00}{\text{R}\$~120,00}

 

\dfrac{10 \ \%}{\text{p} \ \%}=\dfrac{80}{120}

 

\text{p}=\dfrac{10\cdot120}{80}=15 \ \%

 

Logo, chegamos à conclusão de que, o balconista ganhou 15 \ % a mais no mês de setembro, em relação ao mês anterior.

2 3 2