Por favor, me ajudem nessa..

Observando as seguintes funções quadráticas, diga o tipo de parábola que representa o grafico da função que tem a concavidade voltada para cima ou para baixo.

A- Y= x² - 2x + 6

B- Y= -x² -x +6

C- Y= 1 -4

2

Respostas

2013-04-29T09:48:12-03:00

Nayara, para saber para onde a concavidade está voltada, devemos olhar somente para o termo da função quadrática:

 

Sabemos que a função tem a forma de:

 

y=ax^2+bx+c

 

Então sabemos que o termo a, é aquele que acompanha o x^2.

 

Termo a negativo = Parábola para baixo.

Termo a positivo = Parábola para cima.

 

Concluímos que:

 

a) Para cima

 

b) Para baixo

 

c) Para baixo

 

Abraços !

 

1 5 1
A melhor resposta!
2013-04-29T09:50:42-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Nayara:

 

A definição do tipo de parábola é dada pelo coeficiente do termo quadrático (x^2):

 +  abre para cima e tem um mínimo

 -  abre para abaixo e tem um máximo

 

Então:

 

A- Y = x² - 2x + 6        

           x^2 - 2x + 6 = 0                                      ABRE PARA CIMA

 

B- Y= - x² - x +6

          - x^2 - x + 6 = 0                                      ABRE PARA BAIXO

 

C- Y= 1 - 4x²               

            - 4x^2 + 1 = 0                                       ABRE PARA BAIXO

2 5 2