Respostas

2014-02-15T19:02:21-02:00
Iniciou-se em 7 de setembro de 1822 e terminou em 7 de abril de 1831 com sua abdicação ao trono brasileiro(no qual passou a pertencer a seu filho de 5 anos de idade...uma outra história)
D. Pedro enfrentou dificuldades e cobranças da coroa portuguesa.
Um fato importante foi que ele é quem proclamou a independência do Brasil, o que poucos perceberam que foi o início da dívida externa do Brasil. (D. Pedro quis libertar o Brasil de Portugal, o rei de Portugal exigiu alguns milhões de libras esterlinas, e claro, o Brasil não tinha como pagar. Correu emprestar da Inglaterra para pagar o rei de Portugal. Essa dívida só tem aumentado cada vez mais.)
Durante o período em que DPedro I esteve no Brasil, o trono de Portugal ficou para sua filha, mas o tio dela por meio de um golpe usurpou/tomou o trono, o que fez DPedro I ficar muito preocupado com a situação de Portugal e nisso ele passou a fazer viagens constantes a Portugal, deixando a desejar aqui no Brasil. Quando ele retornou de uma dessas idas a Portugal, onde foi reaver o trono português, o povo brasileiro exigiu sua renúncia ao trono brasileiro. Quando ele abdicou, deixando em seu lugar como líder desse imenso país, seu filho Pedro de Alcântara com apenas 5 anos de idade, dando início assim ao 2º Reinado(que de início foi um governo por regentes)).