Respostas

2014-02-15T14:42:10-02:00
Um ecossistema estável e sustentável é aquele em que há equilíbrio biológico entre os diferentes seres vivos que interagem entre si e com os fatores abióticos, com quantidades adequadas de água, luz e materiais minerais.
Então, um ambiente é auto sustentável quando não necessita de nenhum tipo de intervenção externa.
3 2 3
A melhor resposta!
2014-02-15T14:46:24-02:00
A dimensão biológica engloba fatores relativos à condição orgânica do sujeito, ou seja, à sua estrutura anatômica e fisiológica. Dentre outros condicionantes dessa dimensão, destacamos: idade, sexo, características étnicas, herança genética, nível de condicionamento físico, estado geral de saúde orgânica, nível de independência física/mental (mobilidade, capacidade de trabalho).A dimensão psicológica agrega fatores psíquicos relacionados às emoções, aos sentimentos, comportamentos, às atitudes e capacidades cognitivas do sujeito, como bem-estar, autoconhecimento, auto-estima, afetividade, capacidade de atenção, percepção, compreensão, apreensão, dentre outras.
As dimensões socioeconômica e política envolvem fatores relacionados à promoção da dignidade humana, justiça e do respeito mútuo. Tais fatores dependem de políticas sociais, e também da vontade política do sujeito, de sua responsabilidade social, de sua determinação e do seu poder de mobilização e reivindicação. Dependem, também, de suporte social, que deve ser prestado sem exploração e discriminação de qualquer espécie. São exemplos desses fatores o direito de ir e vir, e o acesso aos bens culturais, como saúde (prevenção, tratamento e reabilitação), educação, meio de transporte, lazer, esporte, moradia, ocupação e renda, saneamento básico, participação social (convivência e interações familiares e sociais saudáveis).
  

Os fatores da dimensão cultural estão relacionados ao estilo de vida dos sujeitos – comportamentos, hábitos e costumes adquiridos socialmente –, podendo ser benéficos ou maléficos à sua saúde. Assim, fazem parte dos estilos de vida que promovem saúde: a atividade física, a higiene, a alimentação, o lazer, descanso adequado, etc. Dentre os estilos de vida geradores de risco à saúde, destacam-se: movimentos corporais repetitivos, treinamento esportivo precoce, uso de drogas lícitas e ilícitas, alimentação descontrolada, falta de sono e de descanso.     
Na dimensão ambiental, estão incluídos os fatores relacionados ao ambiente físico, tanto os naturais como os artificiais (de trabalho, de estudo, etc.). Dentre outros, destacamos: limpeza, segurança, proteção, ecossistema estável e sustentável (condições climáticas, de temperatura, nível de poluição sonora e do ar, qualidade da água, cuidados com o lixo, degradação ambiental, etc.).
A dimensão espiritual, por sua vez, integra princípios, valores ideológicos, religiosos e morais: fé, crenças e convicções pessoais.
   Pensar na qualidade de vida dos sujeitos significa, portanto, pensar nas possibilidades de superar seus limites, desenvolver suas potencialidades, na perspectiva da vivência plena de sua corporeidade, que, por sua vez, demanda o exercício da cidadania na perspectiva da ética e da estética.
2 5 2