Justifique a colocao dos pronomes pessoais obliquos atonos na tira abaixo querida fadamadrinha!se vc puder aparecer e me transformar numa menina bonita,seria muito simpatico da sua parte.obrigada,fada madrinha!espero que vc nunca me peca nada!

1
me ajude ai gente

Respostas

2014-02-15T16:12:23-02:00
"Querida fada madrinha! se vc puder aparecer e me transformar numa menina bonita, seria muito simpático da sua parte.obrigada,fada madrinha!espero que vc nunca me peça nada!
me =pronome oblíquo átono de 1ª pessoa.
No 1º caso se justifica porque antes dele temos um verbo no infinitivo e antes do pronome temos uma junção E, se não tivesse ele teria que vir ligado por hífen ao 1º verbo no infinitivo ou posterior a ele e também ligado por hífen,
No 2º caso se justifica porque antes dele (do pronome) temos um advérbio de negação (nunca,jamais...) o que faz com que ocorra a próclise e não a ênclise ao verbo pedir.
É isso!
4 4 4
É que é assim: um pronome pode estar em ênclise, mesóclise ou em próclise. No seu caso o 1º pronome "me" ele está entre dois verbos, porém, entre o 1º e o 2º verbo temos a conjunção de ligação "E", se não tivesse teria que ser assim: aparecer-me ou transformar-me, mas como tem o "E" ele pode ficar "solto" entre esses dois verbos
No 2º pronome temos uma palavra "atrativa" que obriga o uso da próclise, por isso escreveu-se: nunca me peça (próclise); e não " nunca peça-me" (ênclise), essa segunda estaria errada, e por quê? porque você tem uma palavra atrativa, qual seja "nuca". É isso!
obrigado por me explicar
vc tem facebook?
Comentário foi eliminado