Respostas

2013-04-30T14:19:27-03:00

Denomina-se transmissão de calor à passagem da energia térmica de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: condução, convecção e radiação.

Transmissão de Condução

É o processo de transmissão de calor em que a energia térmita passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Na condução, a passagem da energia térmica de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.

Notemos que, se não existissem as partículas constituintes do meio, não haveria a condução de calor. Portanto:

A condução de calor é um processo que exige a presença de um meio material para a sua realização, não podendo ocorrer no vácuo (local isento de partículas).

O calor propaga-se através da parede do forno de uma pizzaria.

 
1 5 1
2013-04-30T14:27:03-03:00

Transmissão por Condução: 

 É um fluxo de energia que acontece em um meio material.

 

Transmissão por Convecção:

acontecem com meios materiais fluídos

Quando acontece o aquecimento ou resfriamento de qualquer fluído, causa uma diminuição ou o aumento da sua densidade.

 

Transmissão por irradiação:

Pode propagar-se na ausência de matéria. A transmissão por irradiação leva a energia térmica por ondas eletromagnéticas.

 

Estufa: