Uma senhora comprou uma caixa de bombons para seus dois filhos. um destes tirou para si a metade dos bombons da caixa.mais tarde, o outro menino tambem tirou para si a metade dos bombons que encontrou na caixa . restaram 10 bombons . calcule quantos bombons havia inicialmente na caixa.? resp: 40

2
alguem me ajuda não sei fazer a conta
Obrigado. :)
obrigada vc moço ;)

Respostas

2014-02-17T20:36:25-03:00
Cada um tirou 15 bombons.
preciso aprender fazer a conta completa
a professora falou q a resposta é 40 preciso saber como faço a conta em forma de equação.
A melhor resposta!
2014-02-17T20:44:54-03:00
Inicialmente existiam "x" bombons na caixa.
Quando o menino tirou a metade dos bombons da caixa,sobraram  \frac{x}{2}  bombons na caixa.
Quando o outro menino tirou a metade dos bombons que sobraram da primeira tirada,ficou :  \frac{x}{2} * \frac{1}{2} =  \frac{x}{4}
O resto significa a metade da metade dos bombons,ou seja, \frac{x}{4}  = 10\\\\
x = 4*10\\\\
\boxed{x = 40}
Como "x" é a quantidade inicial de bombons,logo tinhas 40 bombons na caixa.
1 5 1