Respostas

2014-02-18T02:17:17-03:00
Captada pelas células vegetais, na fotossíntese, a energia luminosa permite a produção da matéria orgânica rica em energia química. Essa energia é liberada na respiração celular, executada por todas as células vivas, vegetais ou não, e transferida para moléculas de ATP. Portanto, o fluxo de energia nos seres vivos tem duas fases: a fotossíntese e a respiração celular.


Em todas as transformações ou transferências de energia, uma parte dela é dissipada para o meio ambiente na forma de calor. Essa energia perdida não é empregada na realização de trabalho, exceto para manter o próprio corpo aquecido, como fazem as aves e mamíferos. A capacidade de realizar a fotossíntese está presente nas cianobactérias, organismos anteriormente conhecidos como "algas azuis" ou "algas cianofíceas".Nos vegetais superiores, a fotossíntese é realizada em organóides citoplasmáticos, os cloroplastos.
2014-02-18T04:03:37-03:00
Ao absorver o C02 atmosférico, a planta utiliza este para a produção de matéria orgânica com intermédio de luz e água liberando o O2(fotossíntese), porém ela necessita da respiração para manter seu processo energético de maneira eficiente, então quebra essa matéria orgânica liberando CO2 de volta para a atmosfera (respiração)