Respostas

2014-02-18T11:02:19-03:00
 Holandeses na Bahia 

Muito antes da realização da invasão holandesa na Bahia, o Brasil já tinha conhecimento de que a Companhia das Índias Ocidentais organizavam na Holanda uma poderosa esquadra para atacar a Bahia. Com isso o governo-geral, preparou as estratégias de resistência aos invasores. Pela demora da chegada dos holandeses, a resistência foi ficando relaxada. Quando se revelou inútil em 1624, de ante da invasão da Holanda através da Baía de Todos os Santos com 26 navios. Foram inúmeras as deserções, deixando espaço para que os holandeses conquistassem Salvador. Liderada por Jacob Willekens, a esquadra invasora transportava cerca de 1.700 soldados e 1.600 tripulantes, Já as tropas holandesas eram comandas por Johan van Dorth. O governador-geral Diogo de Mendonça Furtado foi preso e, embarcou para Holanda. Assumindo de forma interina o governo, o bispo Dom Marcos Teixeira organizou a resistência contra os invasores. Outros governos sucederam o do então governador-geral, piorando a cada dia mais a situação dos invasores. Em especial quando em março de 1625, chega ao Brasil o auxilio solicitado à Espanha pelos portugueses. Os holandeses acabaram sendo obrigados a desistir da luta e, em 1º de maio do mesmo ano, se renderam. 

• Holandeses em Pernambuco 

A compensação da Companhia das Índias Ocidentais se deu com o aprisionamento de uma esquadra espanhola carregada de prata, que viajava do México para a Espanha. Todo o lucro obtido nesse aprisionamento foi utilizado para financiar uma nova expedição ao Brasil. Só que dessa vez atacaram a capitania de Pernambuco, que era o maior centro açucareiro da colônia. As tropas holandesas desembarcaram na praia do Pau Amarelo e avançaram em direção a Olinda, que foi tomada depois de muita luta. Recife estava se preparando para resistir, com isso Matias de Albuquerque mandou que queimassem os armazéns e os navios que se encontravam no porto e distribuiu seus homens em pontos estratégicos. Os holandeses conseguiram dominar Recife e, conseqüentemente Matias teve que fugir para um lugar distante. Os holandeses se concentraram no Recife e incendiaram Olinda. Após uma série de conquistas holandesas conseguiram alguns aliados no Brasil: índios, ****** e mulatos. No ano de 1637, a Holanda enviou outra esquadra até Pernambuco. Nela vinha o novo governo do Brasil holandês: o Conde João Maurício de Nassau-Siegen. 

• Conseqüências do domínio holandês 

A permanência dos holandeses no Brasil deixou grandes feitos para o país como, por exemplo, a formação de uma sociedade urbana no Recife. Além disso, a luta contra os invasores contribuiu para a formação do sentimento nativista. Após deixarem o Brasil, os holandeses passaram a produzir açúcar nas Antilhas, obtendo muito mais sucesso, tendo em vista que eram os senhores dos meios de transportes, dos capitais e das redes de distribuição, entre outros. O açúcar brasileiro mais caro perdeu a primazia no mercado internacional, devido à concorrência antilhana.
2014-02-18T11:11:57-03:00
Os holandeses ocupavam essas áreas,a fronteira com á Bahia,sergipe,pernambuco ,o norte,ceará e o maranhão.Espero que tenha lhe ajudado!!!!!!!!!!!!!!!!