Explique os seguintes termos socraticos:
a)"só sei que nada sei"
b)"conhece-te a ti mesmo"
c)"o ignorante é aquele que não sabe que não sabe
obs: faça as tres letras

1
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
vc denuciou
Não, eu apaguei. Sócrates não viveu na época da Inquisição, que foi o período da "caça às bruxas".

Respostas

2014-02-18T16:14:12-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Gaby,

Sócrates foi um filósofo grego da Antiguidade, que viveu por volta de 400 anos antes de Cristo nascer. Ele ficou conhecido por seu método de questionar as crenças e "verdades" que os "ditos sábios" apresentavam.

Vamos às análises:

a)"só sei que nada sei". Com essa ironia, Sócrates chegava na ágora, local da cidade de Atenas nos quais o debate de ideias ocorria. Ele dizia que de nada sabia, então, se o outro alegava conhecer algo, que explicasse. Através de perguntas, Sócrates demonstrava que as concepções das pessoas eram superficiais, de maneira que elas desconheciam muito do que julgavam conhecer. Ele, ao afirmar essa frase, demonstrava que conhecia o tamanho de sua ignorância ( a enormidade do que tinha ainda por aprender).

Um diálogo desse tipo seria:

Sócrates: - Eu só sei que nada sei. Se você sabe de algo, explique.
Outro filósofo: - O amor é querer o bem ou o bom para as pessoas.

Sócrates: - Você considera seus bens materiais como o dinheiro uma coisa boa ou um bem?
Outro filósofo: - Claro.


Sócrates: - Se você considera suas coisas como um bem e o amor é desejar o bem, então, você entrega seus bens às pessoas que ama?
Outro filósofo: - Não.

Sócrates: - Então, já não entendo sua definição de amor.

b)"conhece-te a ti mesmo".
Essa era uma frase que ficava na porta do templo de Apolo. Servia para amedrontar as pessoas e avisá-las que eram apenas pobres mortais e estavam entrando em território de um deus.
Sócrates, ao lê-la, analisou que deveria, realmente, refletir sobre quem era, bem como seu papel na vida, dentre outros aspectos, criando sua própria filosofia.

c)"o ignorante é aquele que não sabe que não sabe
.
Imagine que as pessoas, ainda hoje não buscam uma compreensão sobre a vida, sobre o sentido da existência, acerca do que é viver bem, de qual é o propósito da vida. Analisar essas e outras questões com profundidade é uma das atividades da filosofia. Assim, o ignorante é aquele que aceita as coisas sem perceber a enormidade daquilo que desconhece, considerando que as coisas são como são e pronto. Desse modo, através do questionamento socrático, Sócrates demonstrava a superficialidade do que as pessoas julgavam conhecer.

Bons estudos!
2 5 2