Respostas

2013-05-01T16:22:54-03:00

O conhecimento resposta: Teoria do Conhecimento

 

1)Os sentidos que captam as coisas individuais (substâncias) constituem assim o ponto de partida do conhecimento. A percepção dessas coisas produz no intelecto, imagens a elas correspondentes. A atividade do intelecto consiste em separar dessas imagens os aspectos acidentais, como o tamanho e a cor, para ficar com o que lhes é essencial.

 

1) exemplo do primeiro parágrafo quando você ingere algum alimento percebe o gosto dessa comida e também ao visualizarmos antes desse processo acabamos vendo os aspectos como tamanho, cor e etc.

 

2) O resultado dessa operação é a abstração a partir da abstração que podemos chegar até o conceitos de determinadas coisas.

 

2) Segundo exemplo ao determinarmos as características fisiológicas ou essenciais do homem chegamos a outro conceituo que seria do conjunto que é a humanidade. Pois, primeiro temos as características do primeiro para depois obter o resultado da segunda.

 

3) Para Aristóteles, o conhecimento é esse processo de abstração pelo qual o intelecto produz conceitos universais.

 

3)É um conceituo que temos sobre determinado objeto que é valido para todos.

 

Teoria de Ato e Potência

É importante ressaltar que o ato e a potência estão relacionados com a percepção que temos sobre o mundo sensível e que se transforma.

 

O ato refere-se ao estado atual do ser, como existe aqui e agora. A potência , por outro lado, indica aquilo que algo que pode se transformar, sem no entanto, deixar de o que é.

 

Exemplo: Quando nós nascemos e ao longo do tempo vai se passando vamos crescendo e mesmo assim não deixamos de ser o que somos mas, tivemos transformações mediante a decorrência do tempo.

2 5 2