Respostas

2013-05-01T15:45:26-03:00

A Idade Média na Europa é um período compreendido entre os séculos V e XV,que se estendeu por mil anos na história. Tal época se divide da seguinte maneira:Alta Idade Média e Baixa Idade Média; a primeira com início marcado pelas invasões germânicas (bárbaras), e a segunda finalizada pela retomada comercial e renascimento urbano.

Relatos históricos e renascentistas definiam o mundo medieval como a “idade das trevas”, ou seja, uma época sucumbida pela ausência de desenvolvimento racional, representando um retrocesso para a ciência. Esta perspectiva foi corroborada pelo domínio ideológico empregado pela Igreja Católica, transformando a sociedade em sujeito passível de manipulação, pelo poder da informação. Contudo, a Idade Média possui avanços artísticos e científicos que puderam proporcionar conhecimentos para os dias atuais.
Guerra dos Cem Anos, Cruzadas, Pestes, Feudalismo, Vassalagem eSuserania, Clero, Servos e Nobres; todos estes acontecimentos e personagens favoreceram a construção da Era Medieval. Os cavaleiros, donzelas e os incríveis castelos não só são figuras conhecidas do imaginário das pessoas,  como também fazem parte do contexto histórico da época.
Conheça no site os principais marcos históricos, como se dividiam as classes sociais e econômicas, aspectos culturais e algumas curiosidades que constituem o período medieval.
1 1 1
2013-05-01T15:47:31-03:00

Na Idade Média a Igreja Medieval teve uma enorme infuência na história europeia ocidental, mantendo Deus no pensamento do homem medieval. 

1 1 1