Respostas

2014-02-19T14:31:47-03:00
Como você anda se sentando, internauta? Relaxado na cadeira, com a coluna arqueada e reclinada para frente? Permanece assim por muito tempo? Senta-se reclinado no banco do carro ou do ônibus, sem se preocupar em manter a coluna ereta? Com dores nas costas após um dia de trabalho ou estudo? 

>>>A causa do vício postural é simples. De acordo com a também fisioterapeuta Adriana Araujo, a má postura é decorrente de um cansaço muscular prolongado: por exemplo, ao passar tempo demais em pé, sentado, ou mesmo dormindo sem manter a espinha dorsal na posição correta. “Quando a gente faz um esforço, a tendência é corrigir o que tem de errado naturalmente. Mas quando há cansaço a tendência é se deixar prostrar”, esclarece Adriana. 



Adriana Araujo e Karina Dias 
Tenha cuidado. A má postura diária pode causar em seu corpo desde simples desconfortos musculares até mesmo hérnias de disco. “É um leque de patologias que os vícios posturais podem ocasionar”, explica a fisioterapeuta Karina Dias. 

Os desvios posturais são extremamente comuns especialmente devido a ação de agentes estressores no cotidiano dos indivíduos. Vícios posturais são freqüentemente identificados em indivíduos jovens, especialmente pelo uso de mochilas e em adultos, devido às atividades profissionais, aliados ao aumento do sedentarismo e à obesidade. Estas condições vêm preocupando os profissionais de saúde de tal forma a se constituir em uma grande área de investigação. Atualmente, a busca de adolescentes pela cultura do corpo, sem a devida orientação profissional, tem acelerado a ocorrência de tais deformidades. Assim, as lesões osteoarticulares e musculotendinosas, e suas repercussões orgânicas são, com freqüência, incapacitantes e de elevado custo social. Nos currículos acadêmicos, a avaliação da postura humana não tem sido bem atendida, uma vez que, não se considera neste tema, a variabilidade humana e nem os complexos mecanismos de adaptabilidade. Desta forma, não fica muito claro, os limites entre os conceitos de normal e patológico em uma série de situações em referência aos alinhamentos corporais.

1 5 1
A melhor resposta!
2014-02-19T14:31:51-03:00
São aquelas posições que seu corpo é viciado e faz mal para a articulação. Por exemplo : na sala de aula quando uma pessoa não fica com a coluna ereta na cadeira, ou fica sentado em cima de uma perna, sentar de lado na cadeira, entre outros. Esses vícios são mais comuns em crianças e adolescentes, por isso é importante educar o posicionamento logo de cedo, para não existir problemas futuros ! 
5 4 5