As moléculas lipídicas constituem aproximadamente 50% da massa da maioria das membranas de células animais, quase todo o restante é constituído de proteínas. Todas as moléculas lipídicas são constituídas de uma extremidade hidrofílica (polar) e outra hidrofóbica (apolar). As macromoléculas que representam essa característica de possuírem uma região hidrofílica e, portanto, solúvel em meio aquoso e uma região hidrofóbica, insolúvel em água, porem solúvel em lipídios, são chamadas de anfipáticas.
Baseando-se no texto acima e sabendo que as células ficam constantemente envolvidas por água, espera-se o seguinte arranjo natural da dupla camada lipídica da membrana:

a) A extremidade hidrofílica da molécula de fosfolipidio fica voltada para fora, e a extremidade hidrofóbica fica voltada para dentro da membrana.

b) As proteínas por serem hidrofílicas, ficam todas na face externa da membrana enquanto os fosfolipídios ficam na face interna.

c) A extremidade hidrofílica da molécula de fosfolipidio fica voltada para dentro da dupla camada, e a extremidade hidrofóbica fica voltada para fora da membrana, em contato com os meios intra e extracelular.

d) As proteínas, por serem hidrofóbicas, ficam na região central da dupla camada da membrana e os fosfolipídios encontram-se igualmente distribuídos nas faces interna e externa.

e) Os fosfolipídios, por serem hidrofílicos, ficam todos na face externa da membrana, enquanto as proteinas ficam na face interna.

2

Respostas

2014-02-19T15:51:13-03:00
Letra A, por que a parte hidrofília ( gosta da água) fica para fora, pois caso a água chegue essa parte da membrana plasmática que vai receber a água :D As proteínas nao ficam por fora da membrana plasmática, elas ficam incrustadas na membrana fosfolipídica. Você já viu algum desenho de um fosfolipídio ? Se não procura aí pra conhecer, é tipo um fósforo onde a cabecinha é a parte hidrofília e as perninhas é parte hidrofóbica.
muito obrigada :)
Por nada querida :D
2014-02-19T16:08:02-03:00
Alternativa (a)pois as extremidades apolares chamadas de caudas se apresentam voltadas para o interior da bicamada lipídica, enquanto que a porção hidrofílica voltada para o meio externo, em contato com a água.