Quando um juiz de futebol apita um jogo e durante a partida beneficia um dos clubes participantes. Neste caso ele está cometendo uma falha porque não está sendo imparcial –como deve ser a conduta e ação dos árbitros de futebol. Bem, mas eu pergunta: O juiz está faltando com a ética ou com a moral? O que é moral? Com base no texto assinale a alternativa correta.

2

Respostas

2013-05-02T02:29:25-03:00

Ele está faltando com a ética, pois as normas estabelecidas para cada juiz são iguais, na sociedade, ele tem um dever a ser cumprido, independentemente de suas preferências pessoais.

Moral é praticamente a mesma coisa que ética, mas está ligada principalmente nas suas açoes, no seu "eu-próprio", são sua atitudes que ditam sua moral, e não as atitudes da sociedade. 

2013-05-02T10:28:56-03:00

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. Sendo assim o juiz faltou com a ética nesta partida de futebol.