Respostas

A melhor resposta!
2014-02-20T00:15:29-03:00
Formou na era cenozoica devido ao dobramento das bordas das placas tectônicas em um fenômeno chamado orogênese convergente.
1 5 1
2014-02-20T06:53:15-03:00
Os Andes se formaram durante a era Cenozóica devido ao dobramento das bordas das placas tectônicas em um fenômeno chamado de Orogênese Convergente. Na Teoria da Tectônica de Placas explica o levantamento como um efeito derivado da convergência de placas litosféricas. A convergência arranca quando a litosfera oceânica se rompe, geralmente junto da margem continental, no lado externo de um geossinclinal. Consiste durante muito tempo na subducção dessa litosfera oceânica sob a margem continental, para terminar freqüentemente com uma fase onde a convergência termina dando lugar à colisão de dois fragmentos continentais. Enquanto se trata de subducção, a orogénese produz cordilheiras ricas em fenômenos vulcânicos; é o caso dos Andes. Que não somente apresentam vulcões ativos e inativos como também abalos sísmicos