Respostas

2013-05-02T14:11:40-03:00

ESTRUTURA GEOLÓGICA TA TERRA E MOVIMENTAÇÃO DAS PLACAS TECTÔNICAS – OCORRÊNCIA DE TERREMOTOS E VULCANÍSMOS NO MUNDO

 

A formação geológica da terra se divide em dois pontos: a geologia física e a geologia histórica.   A geologia física consiste no estudo do conhecimento do subsolo da Terra, enquanto a geologia história consiste no estudo do desenvolvimento dos animais, vegetais e rochas através do tempo.
A Terra se formou a aproximadamente 4,5 bilhões de anos, enquanto sofreu diversas mudanças; A geologia histórica divide esse tempo em períodos de centenas de anos, dos quais se caracterizam:
    • Era Primitiva: Nessa era ocorreu a formação da maioria das camadas rochosas do planeta, formando grandes terremotos e vulcões existentes até hoje. No fim dessa época houve o surgimento dos seres vivos no fundo do oceano.
    • Era Primária: Durou mais de 300 milhões de anos, enquanto os peixes se desenvolviam nos oceanos e a terra era coberta por florestas.
    • Era Secundária: durou cerca de 140 milhões de anos. Nessa era surgiram os dinossauros e as primeiras aves.
    • Era Cenozóica: Formação dos continentes e surgimento do homem.
Durante esse período, a terra foi atingida por muitos meteoros, que elevaram a temperatura e formou várias camadas, onde são divididas desse modo: Núcleo Interno, Núcleo Externo, Manto Inferior, Manto Superior e Crosta.

PLACAS TECTÔNICAS

Na década de 1960, os geólogos americanos Harry Hess e Robert Dietz descobriram a verdadeira razão dos continentes se movimentarem. Segundo a teoria de Harry e Dietz, quando as placas oceânicas se movimentam entre as cordilheiras, abre-se um espaço entre as montanhas que expandem cada vez mais o oceano.

1 5 1