Respostas

A melhor resposta!
2014-02-20T17:27:59-03:00
Arcos congruos são arcos cuja diferença entre suas medidas são iguais a 0 ou a 2pi.

Ex : arco de 30 graus, 390 graus, 750 graus são congruos, pois se traçados no arco trigonometricos coincidem exatamente no mesmo ponto.
Desse modo o sen 30 = sen 390 = sen 750, ou seja arcos congruos tem o mesmo seno, cosseno, tangente etc...dai se expressar os arcos da forma A = 2K.pi + b , onde K pode variar de 1 a infinito. Se K so assumir valores inteiros os arcos obtidos serão todos congruos.

Ou seja para b=30 graus teriamos A :

k=1 = A = 390
K=2 = A = 750
calcule os valores de  para K igual 3, 4 e 5.

Não se pode nem deve confundir arcos congruos com arcos complementares e suplementares ( cujas diferenças são 90, 180 graus respec.) que tem sen e cos iguais em valor absoluto, mas não de mesmo sinal.
3 Comentário
1 5 1
2014-02-20T17:29:22-03:00
Pelo o que eu sei  arcos côngruos são arcos cuja diferença entre suas medidas são iguais a 0 ou a 2pi.

Ex : arco de 30 graus, 390 graus, 750 graus são congruos, pois se traçados no arco trigonometricos coincidem exatamente no mesmo ponto.
Desse modo o sen 30 = sen 390 = sen 750, ou seja arcos congruos tem o mesmo seno, cosseno, tangente etc...dai se expressar os arcos da forma A = 2K.pi + b , onde K pode variar de 1 a infinito. Se K so assumir valores inteiros os arcos obtidos serão todos congruos.

Ou seja para b=30 graus teriamos A :

k=1 = A = 390
K=2 = A = 750
calcule os valores de  para K igual 3, 4 e 5.

Não se pode nem deve confundir arcos congruos com arcos complementares e suplementares ( cujas diferenças são 90, 180 graus respec.) que tem sen e cos iguais em valor absoluto, mas não de mesmo sinal.
1 5 1