Respostas

A melhor resposta!
2014-02-21T09:30:24-03:00
80 | 2
40 | 2
20 | 2
10 | 2
  5 | 5
  1 | 

80 = 2⁴ . 5

60 | 2
30 | 2
15 | 3
  5 | 5
  1 | 

60 = 2² . 3 . 5

125 | 5
  25 | 5
    5 | 5
    1 | 

125 = 5³
2 5 2
2014-02-21T09:36:38-03:00
M.M.C ( minimo múltiplo comum) => ( 80, 60, 125) = 

80 , 60, 125  I 2
40,  30,  125 I 2
20,  15,  125 I 2
10,   15, 125 I 2
 5 ,   15, 125 I 3
 5 ,    5 , 125 I 5
 1 ,    1,  25  I 5
 1 ,     1,  5   I 5
 1,      1,   1  I     2^{4} .3. 5^{3} = 6000 


M.D.C (máximo divisor comum)=> ( 80, 60, 125) =
obs: dividir apenas os que forem divisível pelos três números ( 80, 60, 125) ao mesmo tempo.

80, 60,125 I 5
16, 12 , 25 I 

 logo o M.D.C( 80, 60, 125) = 5.

Decomposição em fatores primos:

80 I 2                              60 I 2                              125 I 5 
40 I 2                              30 I 2                                25 I 5 
20 I 2                              15 I 3                                 5 I 5 
10 I 2                                5 I 5                                 1 I  5^{3} =125
 5 I 5                                 1 I  2^{2}.3.5=60       
  1 I  2^{4}.5=80

1 5 1