O Albinismo é determinado por um gene autossômico recessivo. do casamento de um homem fenotipicamente normal com uma mulher albina asceram quatro crianças, sendo tres delas normais e uma albina. Determine o genótipo dos pais. (preciso dos calculos se forem usados)

1
Pai: Aa; mãe: aa
Explicação: como o pai é normal, ele com certeza é A_ x aa (albina) da mãe; como um filho nasceu albino, o pai precisaria ser Aa -----> Aa _a ou seja Aa aa
o pai tem que ser heterozigoto pra ter filho recessivo(Aa), já que a mãe é albina(aa)

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-02-21T21:19:36-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
homem \ normal \rightarrow A \_\_
\\\
mulher \ albina \rightarrow aa

Colocamos um traço depois do gene dominante A do pai pois não sabemos se ele é homozigoto ou heterozigoto, e como o gene 'A' domina o 'a', pode ter ali 'a' ou 'A' que ele será normal.

Seguindo: Do cruzamento, nasceram crianças com os seguintes genótipos:

filho \ 1 \rightarrow Aa
\\
filho \ 2 \rightarrow Aa
\\
filho \ 3 \rightarrow Aa
\\
filho \ 4 \rightarrow aa

Por que podemos concluir que as crianças normais são heterozigotas? Isto porque para serem normais, elas devem ter pelo menos um gene A, que só pode ser mandado pelo pai, já que a mãe é albina. Como a quarta criança também nasceu albina, inferimos que o pai é heterozigoto, pois ele manda um "a" e a mãe outro "a", tendo uma criança albina.

Por isso o genótipo dos pais são:

\boxed{\boxed{Pai \rightarrow Aa}
\\
\boxed{M\~{a}e \rightarrow aa}}
2 5 2