Cara Geovanna,

O criacionismo é a ideia de que Deus - ou deuses, a depender da religião- criou o mundo e o homem do jeito que é hoje, sem alterações, pronto e em tempos recentes (para os padrões evolutivos).
Essa visão se contrapõe à teoria evolucionista, que é a base de toda a biologia atual, com respaldo do ponto de vista genético, geológicos, paleontológico, dentre outros elementos, a existência do ser humano não enquanto separada dos demais animais, mas intimamente relacionada.
Ou seja, ao longo de um período de tempo extraordinário, difícil de ser analisado pelos parâmetros temporais da mente humana, todos os seres vivos evoluíram a partir de formas muito parecidas através dos processos de seleção natural e seleção sexual, transformando-se na enorme biodiversidade característica de nosso planeta.
A maior diferença entre ambas é que o criacionismo está embasado na crença religiosa, na fé, nos livros escritos por pessoas inspiradas por Deus ou deuses ou pela transmissão oral ao longo da história até serem escritos. Já a teoria evolucionista é baseada na genética, paleontologia, biologia, estudos microbiológicos, matemáticos, bem como em análises de casos ao redor do mundo.

Respostas

2014-02-23T17:11:58-03:00
O criacionismo é a ideia de que tudo no planeta foi criado por uma divindade, um ser poderoso. Já o evolucionismo é a ideia de que todos os seres evoluem de outros e essa evolução torna-os mais adaptados ao meio onde vivem.