De que forma a Cartografia pode auxiliar a Geografia e exemplifique cada uma delas. Não se esqueça de enumerar as respostas de acordo com as situações dadas. 1) Controle da degradação ambiental 2) Previsão de desastres naturais 3) Análise socioeconômica

1

Respostas

2013-05-04T20:10:41-03:00

1) Controle da degradação ambiental

A cartografia, como estudo da forma de expressão da superfície terrestre, é um forte instrumento para a análise e elaboração de dados a serem posteriormente interpretados pelos mais diversos tipos de pesquisa. Para os estudos ambientais não é diferente, pois é capaz de mostrar, de forma detalhada, áreas diversas e expor suas características principais. Visto a necessidade de se melhor entender os fenômenos sócio-ambientais, a cartografia se transforma em uma forte tecnologia de monitoramento e controle para decisões importantes para o gestor ambiental. EX:  A cartografia pode e deve ser aplicada em estudos que visem o melhor conhecimento do meio ambiente e a preservação dos recursos naturais, pois os dados que podem ser armazenados servem para avaliar e monitorar as ações do homem no meio ambiente, bem como gerenciar de maneira eficaz recursos naturais diversos.

 

2) Previsão de desastres naturais

A cartografia utiliza para a representação da realidade fisica e humana da crosta terrestre, obtidos, seja por levantamentos tradicionais,seja por técnicas de sensoriamento remoto, são dispostos metodicamente no sentido de traduzir, com fidelidade, aqueles fatos e fenomenos tais como eles se apresentam no momento da coleta de dados. Podendo assim verificar as mudanças a cada coleta de dados. Ex: A cartográfia é capaz de orientar satisfatoriamente a ocupação de terrenos em áreas urbanas e, consequentemente, auxiliar o poder público municipal no risco ou não da ocupação naquele local.

 

3) Análise socioeconômica

A Cartografia estuda uma sobreposição de dados da observação, em um mesmo espaço, analisando historicamente a formação de cada elemento desde os naturais (solo, vegetação etc.) até os sociais (hábitos alimentares, religião etc.). Assim, se chegaria a compor, por sobreposição das informações, um quadro de situação atual, e aí se estudaria seu funcionamento, inter-relacionando os elementos presentes. EX: pode-se criar uma carta pra analizar qual a região com maior numero de desempregados.

 

Se for do 1 semestre de geografia da unimes muda aguma coisa pra mandar... vlw