Ano-luz é uma unidade de comprimento utilizada em astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, no vácuo. Seu plural é anos-luz. Em inglês, costuma-se abreviá-lo por "ly", de "light-year".

A luz desloca-se a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo (nada viaja mais rápido do que ela), percorrendo 9,46 trilhões de quilômetros por ano entre os astros. Assim, a distância de alfa Centauro até nós equivale a 4,2 anos-luz (40 trilhões / 9,46).

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-23T20:07:54-03:00
Por exemplo.. Tal estrela está a 1 ano luz da terra... Para você chegar a mesma estrela, você teria que viajar durante 1 ano na velocidade da luz.
1 5 1
2014-02-23T20:08:38-03:00
Ano-luz é uma unidade de comprimento utilizada em astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, no vácuo.