Uma escala termométrica arbitrária x atribui o valor 20 °X para a temperatura de fusão do gelo e 80 °X para a temperatura de ebulição da água, sob pressão normal. Quando a temperatura se um ambiente sofre uma variação de 30 °X a correspondente variação na escala Celsius é de:

2

Respostas

2014-02-23T20:54:34-03:00
X/30=100/C
60/30=100/C
60C=300
C=50
1 5 1
A melhor resposta!
2014-02-23T20:55:35-03:00
Resposta

            Escala X               Escala C

               80                       100

                X                         C

                20                        0

Regra

X - 20 /80-20 = C - 0 / 100-0

X - 20 / 60 = C /100

C/100 = X -20/60

A variação fica assim

ΔC /100 = ΔX/60

ΔC /100 = 30/60

60ΔC = 3000
ΔC = 3000/60
ΔC = 50ºC
1 5 1