Veja o que os PCNs dizem a respeito do texto:

(...) Podemos afirmar que o texto é o produto da atividade verbal oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja a sua extensão. É uma seqüência verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência (sic). Esse conjunto de relações tem sido chamado de textualidade. Dessa forma, um texto só é um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global, quando possui textualidade.

Nos últimos anos, percebe-se que, no ensino de língua materna, existe uma preocupação maior em relação ao texto que à gramática normativa.

Você considera necessário conhecer a gramática normativa e que é preciso ensiná-la?

1

Respostas

2013-05-05T04:52:59-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Considero mais que necessário conhecer, e além disso, botar em prática a gramática normativa! É importante entender que cada variação linguística tem o seu valor e o contexto certo de ser usada. O bom falante de português não é só aquele que conhece todas as regras da gramática, mas também aquele que sabe quando usá-las. Não vamos sair por ai falando igual a robôs, mas tudo tem o seu limite! Em cada estado, se fala o português de uma forma diferente por causa das gírias, sotaques e vícios de linguagem, mas imagine se isso evoluísse ao ponto de cada estado do nosso país falasse um "idioma" diferente, pessoas de estados diferentes provavelmente não se comunicariam entre si! Pra evitar isso, temos a gramática normativa, pra que idependente do estado que esteja, possa se comunicar com pessoas de outro estado. Imagine se nós tivessemos que estudar um idioma pra cada estado, como por exemplo Português carioca, Português Paulista, Português Gaucho, Português Natalense ou sei lá mais o que... Não iria ser legal! Bom... Espero que eu tenha te ajudado, e desculpe os erros de português e de concordância! :)

9 3 9