Respostas

2014-02-24T18:23:16-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Natasha,

Os tratados entre a Inglaterra e Portugal não foram resultados da ignorância do rei em saber que isso prejudicava o país, mas o reconhecimento do poder econômico e bélico da Inglaterra frente a Portugal, que se reestruturava após sair da união ibérica (na qual houve a unidade entre Portugal e a Espanha).

Um dos principais tratados desse tipo foi o Tratado de Methuen, também denominado referido como Tratado dos Panos e Vinhos, no qual se firmava a obrigação de Portugal em consumir os tecidos produzidos pelos ingleses enquanto os britânicos deveriam comprar o vinho português.

Como resultado disso, haja vista que nem todo mundo bebe vinho, mas todos devem se vestir, houve um desequilíbrio da balança comercial portuguesa frente à Inglaterra, o que foi muito benéfico para esse país.

Apesar disso, Portugal, na situação em que se encontrava no cenário internacional acabou tendo que fazer essa parceria com a potência industrial e econômica inglesa, que se consolidaria nas décadas seguintes como a principal economia do mundo. Levando, inclusive, ao caso da transferência da capital do império português para o Rio de Janeiro quando da ameaça de invasão francesa por parte de Napoleão.

Bons estudos!
1 5 1