Respostas

2014-02-24T17:12:18-03:00
 A necessidade da rapidez de informações é indiscutivelmente imprescindível pata o mundo pós - moderno. O acesso em massa á internet e as redes sociais são evidentes realidades que cada vez mais sobressaem-se em meio a constante pressa da sociedade.
Diante da velocidade de informações do mundo atual, onde a tecnologia é considerada sinônimo de desenvolvimento, o uso dessas tais redes tem facilitado e agilizado relações a diferentes dimensões, geralmente com o intuito de compartilhar informações , conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.
Dentro desse sistema social virtual as relações interpessoais, diferentemente do que muitos pensam, tem aproximado pessoas e ideias, tornado-se palco de discussões e divulgação para muitos temas sociais, e que até, muitas vezes, causam mobilizações devido a sua potencialidade na rede. Como exemplo, existem diversos Blogs com fóruns de debate, sobre meio ambiente, política, educação, onde o internauta além de ter acesso a informação, expõe sua opinião. Isso só reafirma a influência que os meios de comunicação, inclusive a internet com as redes sociais, exercem sobre as pessoas.
Há também redes de relacionamentos, as mais famosas: orkut, facebook, myspace, twitter, msn, onde os usuários se identificam, criam vínculos sociais, compartilham gostos e informações e até formam comunidades virtuais em torno de um objetivo ou característica comum. A facilidade desse tipo de rede é a igualdade de direitos entre todos que acessam a rede, o que abrange classes sociais e pessoas com diversos interesses, desde o lazer, até o terrorismo.
Porém, diferentemente do que se pensa, é coerente afirmar que as redes sociais não criam comportamentos negativos, pois estes já existiam, elas apenas possibilitam as pessoas de se manterem anônimas a partir de perfis falsos, o que facilita a ação desse usuários para também divulgarem coisas ruins ou aproveitarem-se de pessoas inocentes do outro lado da tela, como acontece em muitos casos de pedofilia.
A partir disso, fica claro a importância das redes sociais parta o homem de hoje, pois sim essa veloz ferramenta de compartilhamento de informações o mundo se estatilizaria. Já sobre a maneira como são exploradas, cabe a cada usuário, como cidadão de valores, escolher que conteúdos pretende acessar e divulgar.