- Os lisossomos são organelas cujo conteúdo é
ácido - com pH em torno de 5,0 - e suas enzimas digestivas apresentam atividade
máxima nesta faixa de pH.Considerando-se que a célula necessita gastar energia
(na forma de ATP) para manter este pH ácido no interior da organela,
aparentemente seria mais fácil que as enzimas lisossômica fossem ativas em pHs
em torno de 7,0, que é o pH do citossol.

Qual seria, pois, a vantagem evolutiva para a
existência desta diferença de pH entre o interior dos lisossomos e o citossol?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-26T12:40:09-03:00

o citosol a presenta ph 7,0 ou seja neutro ,caso esse ph fosse menor ou seja fosse acido isso poderia causar efeitos danosos as outras estruturas celulales como e o caso das organelas.

já os lisossomos que são vesículas membranosas preenchidas por enzimas possuem o ph 5,0 pois sao acidas para exercer a função de digestão intracelular

2 4 2
2014-02-26T12:44:20-03:00
As reações de digestão, que envolve a quebra de substâncias, requer um gasto de energia muito grande.
O Ph baixo ajuda na digestão de substância, (tomemos como base, o Ph extremamente baixo do estômago)o que ajuda na economia de energia do ATP.
Então, provavelmente, seja mais econômico e compensador, gastar energia para manter o Ph baixo em um compartimento como o lisossomo, do que com a energia necessária à quebra de substâncias em um Ph mais elevado, como o do citoplasma.