Respostas

A melhor resposta!
2013-05-06T13:58:16-03:00

Ano de 1500 - O processo de difusão do café na Arábia deve-se principalmente ao Xeique Dhabhani e Maomé. O primeiro, através das suas viagens pela costa africana por volta de 1500, identificou as diversas utilizações que os nativos davam à planta, principalmente como medicamento. Já para o pai do islamismo, que era considerado um revitalizador, o café, dada a sua origem mítica, passou a ser usado como amuleto, a ponto de que nenhum viajante ficasse sem algumas folhas da planta, especialmente no período do Ramadã e das peregrinações a Meca.

Ano de 1511 - Xeique Bey, prefeito de Meca, realizou a primeira proibição do consumo de café aos seguidores do Corão. Essa proibição durou 150 anos, sendo que neste período, o café sofreu fortes perseguições. A mais violenta foi a do Sultão Murad III (1574-1595), que a considerou "bebida do diabo". 

Ano de 1554 - A bebida passa a ser conhecida e comercializada em Constantinopla, onde é aberto o primeiro café público. Ainda no século XVI, diversos cafés públicos são abertos na cidade do Cairo, tornando-se ponto de reunião de sábios e intelectuais. 

Ano de 1624 - Seguindo o ritmo do mercantilismo, o café foi introduzido na Europa, via Constantinopla. A cidade de Veneza tem o registro dos primeiros consumos. 

Ano de 1645 - Foi aberto o primeiro café público de Veneza, que passou a ser o pivô de discussões acirradas, sendo que os principais opositores do seu consumo requereram, inclusive, a intervenção eclesiástica. O Papa Clemente III solicitou experimentar a bebida antes de dar seu veredicto. Depois de prová-la e seduzido por ela, exclamou: "Por Deus, esta bebida de Satanás é tão deliciosa que seria uma lástima deixá-la para o uso exclusivo dos hereges. Vamos burlar o diabo, batizando-a". 

Ano de 1651 - O café chega a Inglaterra, com a abertura do primeiro café público. Em apenas 50 anos, Londres já contava com mais de 300 cafeterias. O fervilhão de idéias que se dava nos cafés serviu de mote para que os produtores de cerveja e aguardente obtivessem do Rei Carlos III um decreto proibindo o consumo do café na Inglaterra. 

Ano de 1659 - Pelo porto da cidade de Marselha, o café encontrou seu maior aliado e divulgador. Os franceses foram extremamente receptivos à bebida, gerando rapidamente a instalação dos cafés. Na França, o primeiro foi aberto em 1672, por um armênio de nome Pascal. O mais famoso deles chamava-se Café Procope, inaugurado em Paris em 1689. Graças as suas virtudes, o café passou a ser cultuado principalmente pelos poetas e intelectuais da época. 

Ano de 1706 - A Holanda, através do Jardim Botânico de Amsterdã, passou a cultivar café como importante atração. 

Ano de 1714 - Luiz XIV, rei da França, recebe mudas do burgomestre de Amsterdã, para serem incorporadas à coleção do Jardim de Plantas de Paris. Acredita-se que estas plantas deram origem aos cultivos das colônias francesas e espanholas. 

Ano de 1727 - A origem das lavouras brasileiras foi trazida da Ilha de Java em 1714 pelos holandeses para o atual Suriname. O café demorou para chegar ao Brasil, em razão do velho costume que vinha desde a época dos turcos: não vender café em coco para não ser plantado. Somente em 1727 o sargento-mor Francisco de Mello Palheta, por ordem do governador do estado do Pará, trouxe as sementes da Guiana Francesa. As lavouras iniciaram-se no Pará, descendo pelos estados litorâneos do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia até chegar ao Rio de Janeiro onde encontrou condições para a sua expansão, principalmente na região sudeste. 

Ano de 1808 - Chega ao Brasil o príncipe regente português, que fugia das tropas napoleônicas. Nessa época, importantes decretos são assinados garantindo a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, decretando o fim do monopólio colonial português. 

Ano de 1821 – Foi feita a primeira exportação de café do Brasil, 13 sacas. 

Ano de 1822 - É proclamada a independência política do Brasil. A Inglaterra exige do governo brasileiro que interditasse o tráfego de escravos. Um acordo foi assinado estipulando a data para essa interdição em 1830. O acordo não foi cumprido.
 
Anos de 1822/1831 - Período do primeiro reinado.

1 5 1