Respostas

A melhor resposta!
2014-02-26T19:45:28-03:00
É necessário que vc utilize a fórmula do termo geral da P.A.

an=a1+(n-1)*r

agora substitua os valores fornecidos pelo enunciado...

a20=157
a1=5
r=?

a20=a1+(20-1)*r
157=5+19r
157-5=19r
152=19r
152/19=r
r=8
11 4 11
2014-02-26T19:49:00-03:00
An=a1+(n-1).r (essa é a formula)
a20=5+(20-1).r
157=5+ 19r ( multiplica r por 19)
(Passa o 5 pro outro lado negativo)
152=19r
R=152/19
Razao: 8
6 4 6