por favor, expliquem detalhadamente. Uma expedição tinha alimento suficiente para 30 dias. Passados 10 dias do seu início, outras 18 pessoas se juntaram às primeiras e o alimento durou mais 16 dias. Quantas eram as pessoas no início da expedição?

2

Respostas

2013-01-15T14:44:16-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

início da expedição, n participantes:

 

                  n             consumiram alimento durante 10 dias

 

                  n + 18     consumiram alimento durante 16 dias

 

                 Então, regra de três simples:

 

                          n                                10

 

                     n + 18                             16

 

                     16n = 10(n + 18)

 

                      n = 30 iniciaram a expedição

 

Espero ajude

                  

1 4 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-01-15T19:51:07-02:00

Seja \text{x} o número de pessoas no início da expedição.

 

Conforme o enunciado, temos:

 

\text{x} pessoas alimentaram-se por 10 dias.

 

Depois disso:

 

\text{x}+18 pessoas alimentaram-se por 16 dias.

 

Desta maneira, temos:

 

\dfrac{\text{x}}{\text{x}+18}=\dfrac{10}{16}

 

Donde, segue:

 

16\text{x}=10\text{x}+180

 

6\text{x}=180

 

\text{x}=30

 

Logo, chegamos à conclusão de que, no início da expedição tínhamos 30 pessoas.

3 4 3