Colégio SOTER - Caderno de Atividades - 8º Ano - Matemática - 1º Bimestre 1 “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginaçãoe entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje.” Dale Carnegie 1. Conjuntos Numéricos 1) Pense e Responda:a) Qual é o menor número natural? ______________ b) Existe o maior número natural? ________________c) Quantos números naturais existem? __________________________________________________________d) Quantos números naturais há entre 6 e 10? E entre 25 e 26? ______________________________________2) Responda:a) Todo número natural é um número inteiro? ____________________________________________________b) Quantos números inteiros há entre – 4 e 3? ____________________________________________________c) E entre (- 2) e (-1)? ________________________________________________________________________3) Pense e Responda:a) Se – 15 significa 15m para a esquerda, o que significa +15? _______________________________________b) Se +70 significa um lucro de R$ 70,00, o que significa – 70? ______________________________________c) Se – 6 significa 6 anos mais novo, o que significa +6? ____________________________________________4) Responda:a) Existe o menor número inteiro? ______________ b) Existe o maior número inteiro? _________________c) Quantos números inteiros existem? ___________________________________________________________d) Todo número natural é também um número inteiro? ____________________________________________5) Responda:a) Sou um número inteiro e o meu simétrico é 9. Quem sou? ________________________________________b) Sou um número inteiro. Não sou positivo. Não sou negativo. Quem sou? ____________________________c) Sou um número inteiro maior que – 15 e menor que – 13. Quem sou? _______________________________d) Quais os números naturais entre – 3 e 3? ______________________________________________________e) Quantos números inteiros há entre – 8 e – 7? __________________________________________________f) Quais os números inteiros entre – 3 e 3? _______________________________________________________6) Rafael jogou quatro vezes um jogo no computador. Aconteceu o seguinte:Ganho 7 Perdeu 4 Ganhou 6 Perdeu 8Qual foi a pontuação final? ____________________________________________________________________7) Observe a tabela: Cidades Européias A B C Temperatura Máxima + 3 °C + 5 °C - 2 °CTemperatura Mínima - 10 °C - 8 °Ca) Qual das temperaturas é a mais baixa? ________________________________________________________b) Qual das temperaturas é a mais alta? _________________________________________________________c) Qual foi a variação da temperatura na cidade A? E na cidade C? __________________________________d) Se na cidade B a variação da temperatura foi de 6 °C, qual é o valor da temperatura que falta natabela? ________

1

Respostas

2014-02-27T17:46:31-03:00
1
a) 0 (zero)  b) não pois são os inteiros + c) infinitos... d) 6 {7,8,9}10 três!!! e 25 { } 26 nenhum

2
a) sim pois os inteiros abrangem os números + e - b) -4 {-3,-2,-1,0,1,2}3 seis -2{ }-1 nenhum

3
a) -15 (15m p esquerda) +15 (15 m para direita!!!!    b)+70 é lucro -70 é divida. c) mais velho 

4
a) não pois também é infinito - b) não dá pra saber pois são infinitos +e- c) sim pois são os números inteiros +

5
a) basta trocar o sinal (-9) b) o zero! c) -15 {-14} -13  d) e f)* -3{-2,-1,0,1,2}3  d) -8{ }-7 nenhum e) 7- 4 (3) + 6 (9)  - 8 = 1 ponto!

6 -10 ºC  5 ºC    b)  A de 3 p -10  (-10{-9,-8,-7,-6,-5,-4,-3,-2,-1,0,1,2,3}) 13º   C de -2 -8 (-8,{-7,-6,-5,-4,-3, -2}  6º   B  5 - 6 = 5,(4,3,2,1,0,-1) = -1ºC
3 4 3
) Escreva duas formas diferentes de representar 10 como quociente de números inteiros. Em seguida,
diga se 10 é um número racional.
___________________________________________________________________________________________
9) Existe número inteiro que não seja racional?
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30/3 = 10 e 100/10 = 10
como os numeros inteiros pertencem aos racionais a resposta é não!!!!
min passa as que eu te faleiii aii pfv