Determine todos os triângulos retângulos cujos lados são números inteiros e estão em progressão aritmética
Gente, tô tentando fazer, mas não sei se tá certo, tenho quase certeza que tá errado

Por favor me digam se tá errado, se estiver como devo fazer, agradeço desde já =)

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-05-06T21:24:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

só verifica se tem algum erro de cálculo

2 5 2
2013-05-06T21:33:52-03:00

Dado o triangulo retangulo A, B, C

Se os lados estão em progressão aritmética o ideal é escrevê-los assim:
lado BC --> X-R
lado AB ---> X
lado AC ---> X+R --> maior lado --> hipotenusa
O quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos.
(X+R)² = X²+(X-R)² =>

X²+2XR+R² = X²+X²-2XR+R² =>

4XR - X²=0 => pondo X em evidência vem;

X(4R - X) = 0,

X =0 e 4R = X. O valor X = 0 não serve e deve ser descartado, só serve x = 4R

 

Então, os lados serão: 3r, 4r, 5r

 

Exemplos: 3, 4 e 5.  |  6, 8 e 10 etc.

1 5 1