Respostas

2014-02-27T23:12:59-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Thamires, 

Os três aspectos do criacionismo são:

a) É uma questão de fé, você não deve questionar, pois é assim que está escrito ou o líder religioso disse;

b) Geralmente, esse conhecimento está baseado no pensamento de pessoas primitivas que viveram há milhares ou centenas de anos;

c) Parte da ideias de que seres ou um ser de fora do universo ou de outro lugar criaram o universo, o mundo e o ser humano.

Assim, o criacionismo consiste nos mitos de que Deus - ou deuses ou seres mitológicos, a depender da religião, do período histórico, e da cultura- criou(aram) o mundo e o homem do jeito que é hoje, sem alterações, pronto e em tempos recentes (para os padrões evolutivos, ou seja, há alguns milhares de anos, no máximo).

Atualmente, inclusive, alguns mitos criacionistas acreditam que a evolução foi guiada por Deus ou deuses (outros sugerem alienígenas), enfim, já houve centenas ou milhares de mitos quanto ao surgimento da vida, do ser humano, dentre outros aspectos semelhantes.

Essa visão se contrapõe à teoria evolucionista, que é a base de toda a biologia atual. Hoje a evolução apresenta respaldo do ponto de vista genético, geológicos, paleontológico, dentre outros elementos, a existência do ser humano não enquanto separada dos demais animais, mas intimamente relacionada. 

O processo evolutivo é semelhante ao que ocorre durante o desenvolvimento do ser humano. De uma única célula, o zigoto (formado pela união do espermatozoide e do óvulo), após sucessivas divisões, gera todas as células e diferentes tecidos do recém-nascido, formando o bebê. Ou seja, podemos considera que um ser unicelular se desenvolve até gerar um humano completo ou quase (pois a criança ainda vai se desenvolver).

Se isso é possível em apenas nove meses, imagine o que o mecanismo de seleção natural, isolamento, e a seleção sexual podem fazer ao longo de mais de três bilhões anos da vida nesse planeta, gerando essa biodiversidade tão bonita e incrível que vemos por todas as partes.

Nesse sentido, uma mesma espécie, em locais diferentes (portanto, submetida a condições distintas) podem resultar em mudanças anatômicas bem particulares de cada uma, ao longo de centenas, milhares ou mesmo milhões de gerações.

Desse modo, tal como com todas as espécies do planeta, há milhões de anos, havia seres que eram nossos ancestrais e também dos grandes símios, como os chimpanzés. Em condições diferentes, populações distintas dessa mesma espécie original foram modificadas em espécies que hoje são o homem, os bonobos, os chimpanzés, os gorilas, e os orangotangos. Portanto, nenhuma dessa vai evoluir umas para as outras, pois seguem caminhos evolutivos separados agora.

A evolução se constitui em uma característica constante na vida, seja ela animal, vegetal, dentre outros reinos.

A maior diferença entre ambas é que o criacionismo está embasado na crença religiosa, na fé, nos livros escritos por pessoas inspiradas por Deus ou deuses ou pela transmissão oral ao longo da história até serem escritos. Já a teoria evolucionista é baseada na genética, paleontologia, biologia, estudos microbiológicos, matemáticos, bem como em análises de casos ao redor do mundo.

Sugiro a leitura dos livros de Richard Dawkins e de Carl Sagan ("O Maior Espetáculo da Terra" e "O mundo assombrado por demônios", bem como o vídeo da cientista brasileira Suzana Herculano-Houzel (basta colocar o nome dela + ted no you..tube) .

Bons estudos!


1 5 1