Respostas

2014-02-27T21:55:48-03:00

Processos de permeabilidade seletiva e perpetuação da espécie estão no nosso planeta desde suas origens, entre tais processos, mitose e meiose são os que mais deve-se destaque. 
Mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucariota origina duas células-filhas idênticas e cromossômicas com uma sequenciação de eventos ordenados. No processo mitótico é comum a divisão dos processos relacionado a formação das células: citocinese (divisão do citoplasma) e o outro a formação nuclear das células-filhas. Para efeito didático divide-se também o processo da mitose em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase, além da fase inicial chamada de intérfase. 
A prófase é caracterizada por: desaparecimento do nucléolo, condensação cromossômica, duplicação dos centríolos e migração dos mesmos para os pólos da células, formando as fibras do áster. Metáfase: fase de máxima condensação dos cromossomos e desfragmentação total da carioteca. Anáfase: fase da divisão onde ocorre a separação dos cromossomos duplicados além da migração das cromátides-irmãs para os pólos opostos. Por fim, telófase: última etapa da divisão mitótica, agrupamento e descompactação dos cromossomos (genoma) e reformulação da carioteca. 
Já a meiose é um processo mais complexo pois envolve duas repetições do processo que ocorre na mitose. Ao contrário desta, a meiose origina quatro células haplóides, reduzindo pela metade o número constante cromossômico da espécie, fase representada por ''fase reducional'' e a outra, equacional, o número de cromossomos das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam. As duas etapas possuem fases que se caracterizam por eventos significativos e demorados, tendo Prófase I e II (leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese), Metáfase I e II, Anáfase I e II e Telófase I e II. 
Portanto, a meiose possui vantagem evolutiva maior em relação a mitose, pois a meiose permite a evolução da espécie pela mistura dos genes do macho e da fêmea (permeabilidade seletiva) sendo usada pela maioria das células e a mitose sendo usada como processo duplicativo biparticional, onde há repetição do patrimônio genético. 
3 2 3
A melhor resposta!
2014-02-27T21:59:29-03:00
Pois uma vai acabar com os recursos da outra, que sem alimento e moradia acabara sendo extinta. 
2 3 2