Respostas

2013-05-07T10:17:14-03:00

1 - gripe

vírus (ortomixovirus influenza) A transmissão se dá através das vias respiratórias, quando individuos infectados transmitem o vírus a pessoas suscetíveis, ao falar, espirrar e tossir, através de pequenas gotículas de aerossol. Apesar de a transmissão inter-humano ser a mais comum, já foi documentado a transmissão direta do vírus, a partir de aves e suínos para o homem.

SINTOMAS: febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de mialgia, dor de garganta, prostração, dor de cabaça e tosse seca. A febre é sem duvida o sintoma mais importante e perdura em torno de três dias. Os sintomas sistemáticos são muito intensos nos primeiros dias da doença, com sua progressão, os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes e mantém-se em geral por 3 a 4 dias, após o desaparecimento de febre. É comum a queixa de garganta seca, rouquidão, tosse e queimação retroesternal ao tossir.

2 -  dengue vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.1 O seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti

A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias.

3 - Rubéola:vírus do gênero robiviru, família togaviridade.

 transmissão: gotículas de muco e saliva; contato direto. Infecção: o vírus penetra pelas vias respiratórias e se dissemina através do sangue. Controle: aplicação de imunoglobulina (com efeito protetor discutível).

 Sintomas e características: febre, prostração, erupções cutâneas (em embriões provoca a morte ou deficiências congênitas).

2013-05-07T10:24:01-03:00

O sarampo

 

é uma doença infectante e contagiosa causada pelo Morbilivírus, da Família Paramyxoviridae. é transmitida quando um indivíduo não imunizado entra em contato com secreções respiratórias de pessoas que possuem o vírus -

 

seja pela ingestão ou inalação.Com doze dias aparece surgem placas avermelhadas na pele, que se manifestam no rosto e se espalham para a região dos pés. Febre, tosse persistente, mal-estar, dor de cabeça, coriza, conjuntivite, fotofobia e manchas brancas nas mucosas da região da bochecha são alguns outros sintomas, que duram, em média, cinco dias

.
Dengue
transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti fêmea, portadora do vírus dessa doença.
Infecção inaparente: quando não há manifestação de sintomas.


Dengue Clássica sintomas semelhantes aos da gripe, como febre alta, dores, cansaço e indisposição, além de vômitos, dores nas articulações e atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.


Dengue hemorrágica: o paciente apresenta sangramentos, principalmente das gengivas, nariz e intestino.
- Síndrome do choque da dengue: a pressão arterial diminui subitamente , a ponto de o indivíduo quase não apresentar pulso. Pode ocorrer perda de consciência e insuficiência renal, cardíaca, hepática e/ou respiratória.

 

 

A febre amarela


é uma doença infecciosa causada por um Arbovírus do Gênero Flavivírus.
A transmissão se dá por meio da picada de mosquitos previamente contaminados, ao sugarem o sangue de um indivíduo acometido.
sintomas; Febre, náuseas, dor de cabeça e nos músculos aparecem associados ao amarelamento da pele e dos olhos do paciente. Hemorragias, tanto internas quanto externas, podem também se manifestar.