Respostas

2014-02-28T09:02:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada,

A biologia ajuda a compreender o metabolismo e funcionamento dos diversos sistemas do próprio corpo humano, auxiliando a propor tratamentos e o desenvolvimento da própria medicina (1).

Outro aspecto importante é a compreensão das relações entre as diversas espécies que compõem os ecossistemas (2), evitando que o desequilíbrio nessas relações gere grandes impactos econômicos, sociais, e humanitários. Por exemplo, uma praga arruinou a colheita da batata na Irlanda no século XIX, gerando falta de alimentos e fome generalizada. Milhões de pessoas morreram de fome e outras imigraram.  Assim, compreendermos o funcionamento de vírus e outras pragas ajuda o ser humano a evitar situações semelhantes.

Também é importante citar que a biologia ajuda a compreender o próprio comportamento humano através dos estudos da neurociência, do comportamento animal, dentre outros elementos importantes (3).


Através de estudos da biologia podemos prever e antecipar o surgimento de doenças (4), por exemplo, conhecendo o fator Rh do tipo sanguíneo do pai e da mãe, podemos estar mais preparados para atuar no caso de uma eritroblastose fetal.

Como outra contribuição para o campo da saúde, a biologia auxilia na compreensão do ciclo dos agentes que transmitem doenças, favorecendo estratégias que quebrem o ciclo desses agentes patogênicos, evitando epidemias. Ao compreender que o pernilongo transmite a dengue, sabemos, por exemplo, que devemos combater as larvas dos mosquitos, diminuindo, assim, a chance de uma epidemia dessa doença.

Bons estudos!
1 5 1