Um capital aplicado a 5% ao mês a juros simples, triplicará em:
a) 3 anos
b) 80 meses
c) 40 meses
d) 12 meses
e) 50 meses


a resolução de um colega ficou assim:
m= c + j


supondo que o capital inicial fosse de 100 reais

300 = 100 + J
J = 200

foi essa parte que não entendi
porque o montante é igual a 3 vezes o capital ?

dai ele foi resolvendo:

J= c.i.t
200 = 100. 0,05.t

agradeço desde já.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-02-28T14:28:40-03:00
Se o capital de 100 triplicará, é só multiplicar por 3. Certo?

Então temos que ele rendeu 200. Ok? Vamos calcular o prazo.
Temos:

J = 200
C = 100
i = 5% a.m. ou 0,05
t = ?

J = C . i. t
200 = 100 . 0,05 .t
200 = 5t 
t = 200
       5

t = 40 meses.

É isso.
5 5 5
a ta agora entendi :)
Na verdade o enunciado se refere ao um tempo futuro em que o capital valera três vezes o valor do capital.
vlw então muito obrigada ;)
;)
;)
2014-02-28T14:32:27-03:00
O montante é a soma do capital com o juro. Então ele atribui o valor de R$100,00 ao capital e achou o valor do juro.
m=c+j
300=100+j
j=200
Daí ele continuou:
j=c.i.t
200=100.0,05.t
200=5t
t=200/5
t=40 meses
Então a resposta seria a letra c.
Espero ter ajudado.
2 4 2