Um trem de comprimento L=200m, em trajetoria retilinea, tem velocidade escalar constante v=20m/s. um automovel de comprimento l=2m esta em uma trajetoria paralela à do trem com velocidade escalar constante Va, caminhando no mesmo sentido e vai ultrapassa-lo. O intervalo de tempo decorrido desde o inicio ate o fim da ultrapassagem completa do trem é de 10,1s. calcule Va

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-01T19:02:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Se consideramos a origem da trajetória é na parte traseira do trem no início da ultrapassagem, teremos as seguintes equações horárias:

\boxed{S_T=20.t}\\
\\
\boxed{S_A=-2+V_A.t}

Sabemos que no final da ultrapassagem SA = SB+200
Lembrar que o automóvel vai ter de ultrapassar o trem completamente, ou seja, estará totalmente à frente do trem

Escrevendo estas equações:

S_A=S_T+202\\
\\
-2+V_A.(10,1)=20.(10,1)+200\\
\\
V_A 40 \ m/s
12 4 12
2014-03-01T19:04:51-03:00
Resposta

Comprimento  Total 200 + 2 = 202m

T = 10,1s

Como estão no mesmo sentido V = Va - 20

V = S/T

Va - 20 = 202 /10,1

Va - 20 = 20

Va = 20 + 20

Va = 40m/s
11 4 11