Respostas

2014-03-01T22:29:08-03:00
Quando o relógio marca 3 horas o ponteiro das horas está no número 3 e o dos minutos está no 12. O menor ângulo formado entre esses ponteiros é um ângulo reto (90 graus), pois é um quarto da circunferência que tem no total 360 graus.
2 2 2
A melhor resposta!
2014-03-02T02:31:51-03:00
Num relógio temos 12 h basta dividir a circunferência em 12 partes (360/12 = 30º por h) lembrando que na ora cheia o ponteiro maior está no 12 o menos terá andado 90º (30*3)
 gerando um angulo reto
 






(para saber outros intervalos é só lembar que o ponteiro pequeno se desloca junto com o grande (2,5º a cada 5 min) logo 3:10 (o grande estaria no 2 (30*2) e o pequeno no 3 (30*2 +2,5*2) tirando a diferença  95º - 60 = 35º
1 5 1
eu tentei fazer usando esse método mas com essa hora: 3:45h obviamente o angulo seria 180° mas utilizando esse método que você passou, o resultado dá 157,5. E agora, como eu posso justificar em calculos essa hora?