eu gostaria que me explicassem a regra de concordância nominal quando há dois substatantivos de mesmo gênero. Por exemplo : A garota comeu carne e banana madura ; tenho o réu e seu comparsa como mentirosos; os carneiros e o roseiral florido. E mais uma dúvida nesta oração : Trouxeram carne de lombo e porco assado , nesse caso poderia ser assados também , pois segundo a regra que aprendi quando há substativo + substativo + adjetivo = adjetivo no plural ou concorda com o mais próximo. Obrigado e aguardo a resposta.

1

Respostas

2014-03-02T17:08:15-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

A regra que você citou está certinha. Faço uma única ressalva. Em "A garota comeu carne e banana madura", não cabe o plural porque não há "carne madura". O motivo é extra-gramatical. Mesmo caso com os "carneiros floridos" :D