Respostas

2014-03-02T16:58:53-03:00
Cadeias alimentares e teias alimentares são relações entre espécies diferentes de plantas e animais. 

Cadeias alimentares:
exemplo, uma cadeia alimentar pode declarar que uma cobra come o sapo. Segue uma direção linear distinta.
teias alimentares: 
exemplo, enquanto uma cadeia alimentar pode mostrar uma cobra comendo um sapo, uma teia alimentar também mostraria que lagartos, aves, ouriços e peixes de dentes afiados também comem sapos.
48 4 48
2014-03-02T17:33:43-03:00
A cadeia alimentar é um sistema onde estão envolvidos uma série de seres vivos, onde eles estabelecem uma relação dependente de sobrevivência entre eles, ou seja, um depende do outro para se alimentar e sobreviver. Ex:
Planta terrestre - Veado - Leão - Decompositores
A planta no esquema acima é o produtor, ou seja, ela além de ser o início de todo o sistema, produz seu próprio alimento. Logo em seguida, vem o Veado, que é o responsável por comer a planta terrestre, sendo chamado de Consumidor 1. Já o Leão, responsável por se alimentar do Veado, é chamado de Consumidor 2. Os decompositores sempre serão os responsáveis pelo fim da cadeia alimentar, onde se alimentam do animal quando ele já está morto ("do pó viestes ao pó retornastes")
Já a teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares, podendo surgir no exemplo do Veado e do Leão, mais um consumidor para o veado, como por exemplo uma Hiena (Consumidor 2, assumindo o papel do Leão), e logo após estaria o Leão, como Consumidor 3, por comer a Hiena. OBS: O Leão pode ser tanto Consumidor 2 e 3, pois ele se alimenta tanto do Veado como da Hiena, então ele é o consumidor de topo, o mais mortal.
24 4 24